EPHOKAM - Frequently Asked Questions

Esta página contém perguntas que nos foram frequentemente postas. Por favor, veja se a sua questão já foi respondida aqui, mas esteja também à vontade para nos contactar.

Como é que a EPHOKAM funciona

Garantia EPHOKAM e condições de manutenção

Materiais usados pela EPHOKAM


Como é que aEPHOKAM funciona

Quero um objecto EPHOKAM para o meu jardim, mas não há nenhum catálogo. O que fazer?
Tem razão. Não temos nenhum catálogo pois fazemos peças únicas. Se quiser ter um objecto EPHOKAM, por favor contacte-nos. Agendaremos um encontro de modo a falarmos sobre os seus desejos específicos. Depois faremos um conjunto de esquiços e, se gostar do design, dá-nos então a ordem definitiva e nós começamos a produzir.
Como é que a EPHOKAM trabalha de modo a me fornecer o produto certo face aos meus desejos?
Nós ouvimos com atenção os seus desejos pessoais e específicos. Adicionamos as nossas capacidades e as nossas ideas de design e fazemos um esquiço. Depois discutiremos o esquiço consigo. Só depois de nos indicar que gosta do design na sua totalidae é que nos dará a ordem definitiva e nós iniciaremos a produção.
Todos os objectos EPHOKAM são peças únicas
Sim, todas os objectos EPHOKAM são peças únicas. Design específico para si é um dos maiores prazeres no nosso trabalho.

back to top

Garantia EPHOKAMe condições de manutenção

Que garantia a EPHOKAM dá aos seus produtos?
O tratamento especial EPHOKAM garante que as nossas peças se mantêem bonitas por vários anos. Assim sendo, estamos confiantes que vai usufruir das nossas peças ano após ano. Na situação improvável de algo falhar dentro de dois anos, nós substituiremos as partes. Esta garantia obviamente não se aplica a danos mecânicos ou resultantes de um mau tratamento dos materiais (por exemplo, através do uso de produtos químicos agressivos).
No caso de ser necessária manutenção, a EPHOKAM pode assegurar o serviço?
Para conferir às superfícies de madeira aquele aspecto fantástico temos um tratamento com um óleo especial como acabamento. Este precisa de alguma manutenção, particularmente nos primeiros anos. Pode comparar com o seu carro - mantendo-o limpo e encerado só o faz parecer melhor. É um tratamento fácil de aplicar, que pode fazer você mesmo. Mas se preferir que nós façamos a manutenção, podemos incluir este serviço no contracto e apareceremos uma vez por ano.

back to top

Materiais usados pela EPHOKAM

A EPHOKAM usa apenas madeira?
Não, também usamos outros materiais. Temos uma forte preferência por madeira mas também gostamos de a combinar com outros materiais como a pedra ou o aço. Tais combinações são frequentemente muito atractivas.
Porque é que a madeira é um bom material para o meu mobiliário de exterior?
A madeira é um material bonito. Dependendo da espécie, varia em cores e texturas. A madeira é também um recurso renovável. Tem um footprint ambiental muito favorável. Na realidade as árvores crescem por assimilarem CO2 do ar. A madeira no seu estado natural, no entanto, sofre com a exposição às condições climatéricas e envelhece com a exposiçã aos ultra-violeta e a micro-organismos. A EPHOKAM usa tecnologias especiais para prevenir estes efeitos (veja Nossas tecnologias). Assim, a madeira fica bonita por vários anos.
A EPHOKAM pode usar diferentes espécies de madeira, mantendo o contraste de cores?
Sim, a EPHOKAM usa diferentes espécies de madeira. Espécies de madeira muito claras ("blond wood") ficarão ligeiramente mais escuras (amareladas) devido ao tratamento protectivo. As espécies de madeira escuras mantêem a sua cor.
Porque é que a madeira EPHOKAM não fica cinzenta?
Para poder responder a esta questão, devemos primeiro dar uma explicação sumária de como a madeira envelhece. Este envelhecimento resulta da combinação de diversos processos em simultâneo. Um dos componentes da madeira é a linhina. Sob a influência da luz ultra-violeta a linhina pode oxidar e os produtos desta oxidação são solúveis e acabam por ser transportados para fora da madeira pelas chuvas, deixando esta com um aspecto fibroso esbranquiçado. Ao mesmo tempo a madeira é ocupada por fungos de azulamento. A combinação do branco com as hifas escuras dos fungos produzem a superfície cinzenta característica de madeira envelhecida. Nós na EPHOKAM damos à madeira um tratamento de modificação que altera a estrutra molecular de constituintes da madeira, como por exemplo a linhina, tornando a madeira muito menos susceptível à oxidação. Assim a madeira não fica fibrosa nem esbranquiçada. Ao mesmo tempo torna a madeira menos compatível com o metabolismo de fungos xilófagos impedindo que estes a colonizem.
Preciso de fazer alguma coisa para manter o aspecto do meu produto?
Sim, apesar da madeira ter sido tratada por nós, o acabamento é dado por um produto oleoso que necessita de alguma manutenção. Pode comparar com o seu carro - mantendo-o limpo e encerado só o faz parecer melhor. É um tratamento fácil de aplicar, que pode fazer você mesmo, mas se preferir podemos fazê-lo por si.

back to top

check our links